Dentro da museologia, o Museu Casa da Hera se insere em uma tipologia muito específica: a dos museus-casa. São assim classificados por terem sido residências que despertam interesse histórico ou pela importância de seus donos. Desse modo, são preservadas como registros de sua época.

A história da Casa enquanto Museu inicia-se em 1930, quando, após seu falecimento e mediante testamento, Eufrásia Teixeira Leite doou a Casa herdada de seus pais às Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, proprietárias do então Colégio Regina Coeli, no Rio de Janeiro, com uma cláusula que garantia a indissolubilidade e manutenção da integridade da construção e de seus objetos. Na década de 50, este conjunto passou a constar da lista de bens tombados do IPHAN e o Patrimônio acabou por assumi-lo em 1965, transformando-o em Museu em 1968.

Por Sylvana Lobo

Daquele momento em diante, por um convênio de caráter permanente entre as herdeiras e o Governo Público Federal, a guarda e o controle do Museu ficaram a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2009, o Museu Casa da Hera passou para a guarda do recém-criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, que é, hoje, o órgão responsável por sua administração.

Veja mais:

Anúncios

Uma resposta to “Institucional”

  1. CLAUDIA B. D. DA COSTA Says:

    meu nome e CLÁUDIA, eu estive em julho de 2011 de férias, e fiquei
    encantada com a cidade e recomendo a todos que encontro e principalmente
    com a história da cidade , e a CASA DA HERA por ser de graça é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que não tem oportunidade de
    poder entrar em museus,estão de parabéns ,alem do mais muito legal o trabalho social com as escolas públicas que vcs fazem , e muito outros projetos que fazem ex clube literário,eu recomendo para quem gosta de história do seu país como eu mesmo que não seje diplomado no assunto como eu vá a VASSOURAS é história pura, atnciosamente
    CLAUDIA BITTENCOURT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s