Segunda-feira, 28, foi dia de sessão de cinema para os funcionários da Chácara da Hera. Em comemoração à Proclamação da República, o filme escolhido foi Mauá-O Imperador e o Rei.
Passado no período de decadência do reinado de Dom Pedro II, a narrativa conta a história real da vida do Barão cujo maior sonho era modernizar o Brasil e encontrou na monarquia grande empecilho. Eminente empreendedor, o empresário Mauá sonhava com a República, com a abolição da escravatura e com construções inovadoras para o país. Foi ele, inclusive, que construiu a primeira estrada de ferro do Brasil, em Petrópolis/RJ.
Contemporâneo de Barão de Mauá (1813-1889), Dr. Joaquim José Teixeira Leite(1812-1872),ilustre ex morador da Casa da Hera, sofreu as mesmas influências históricas do Império e também tinha ideais abolicionistas e revolucionários. Morreu antes de ver proclamada a República (1889) e de ter realizado seu sonho, a chegada da estrada de ferro de Petrópolis a Vassouras.
A exibição do filme possibilitou aos espectadores traçar esse paralelo entre a vida do Barão de Mauá e Dr. Joaquim José Teixeira Leite, ajudando a situar historicamente e a compreender melhor o contexto em que viveu o comissário do café.

Anúncios