Museus e Paisagens culturais foi o tema escolhido para a 14º Semana de Museus, que nos leva a refletir sobre a relação do homem com o espaço ao seu entorno: onde ele vive, relaciona-se, cria suas memórias e sua identidade.
A residência dos Teixeira Leite é, ao mesmo tempo, exemplo de transformação da paisagem em função da ação do homem e de preservação desse cenário. A Casa, que é uma construção cultural, está inserida na paisagem natural de Vassouras há mais de dois séculos e, ao se tornar museu, passou a ser fonte de memória dessa coletividade.
Dentro desse contexto -de mudança, memória e preservação- a equipe de museologia da Casa da Hera elaborou a exposição temporária denominada: Casa da Hera- Antes e Depois, que visava demonstrar através de fotografias que, no decorrer dos anos, a Casa da Hera passou por poucas modificações, devido ao fato da residência ter se tornado museu, possibilitando assim sua preservação quase que integral. Já que, ao musealizar um bem, possibilitamos que este se torne um espaço permanente de guarda de nossa historia, memória, afetos…fazendo parte da vida da população da cidade, integrando sua paisagem.
Dessa forma, todos que visitaram a Casa na 14a Semana Nacional de Museus tiveram a oportunidade de prestigiar a exposição, que se encerrou no dia 22 de maio. ‪#‎semanamuseus2016‬

Anúncios