Museu Casa da Hera recebe certificado de excelência do site TripAdvisor

12SemanaMuseus_CasadaHera_2014O Museu Casa da Hera, vinculado ao Ibram e localizado na cidade de Vassouras (RJ), foi agraciado com o Certificado de Excelência do portal TripAdvisor, que é considerado o maior site de viagens do mundo e reúne informações, relatos e dicas para viajantes.

Situado numa antiga residência do século XIX – a única da região que mantém o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior – o museu foi considerado pelo público do site como a melhor atração turística da cidade. Nas avaliações gerais, o museu recebeu 93% de avaliação como “excelente” ou “muito bom”. Confira aqui.

Para se qualificar para o Certificado de Excelência, é preciso que uma atração turística obtenha uma nota global de quatro pontos ou mais, de um possível total de cinco, conforme analisado por viajantes. Os critérios adicionais incluem o volume de comentários recebidos nos últimos 12 meses.

Mesmo passando por obras de requalificação que obrigaram a suspensão temporária da visitação à Casa da Hera, o museu segue aberto ao público desenvolvendo programações especiais na Chácara da Hera, onde a casa está situada, que possui 33 mil m² de área verde.

Considerada o melhor exemplo de habitação urbana de uma família rica durante o apogeu das plantações de café no vale do Paraíba do Sul, a Casa da Hera pertenceu a Joaquim Teixeira Leite (1812-1872), um dos mais importantes comissários de café da região. O imóvel passou a ser propriedade dos Teixeira Leite por volta de 1840 e seu último proprietário foi a filha de Joaquim, Eufrásia Teixeira Leite.

Tombada em 1952 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a casa possui 22 cômodos ricamente decorados. Além do mobiliário, abriga quadros e objetos de uso doméstico originais e uma coleção de trajes de origem francesa considerada das mais importantes do Brasil. A biblioteca do museu possui cerca de mil volumes e três mil periódicos do século XIX. Há ainda um piano Henri Herz, raro exemplar do mesmo período.

Travelers’ Choice – O programa “Certificado de Excelência” é uma extensão do prêmio TripAdvisor Travelers’ Choice. Outras instituições vinculadas ao Ibram já haviam sido agraciadas com o certificado: o Museu da República, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Chácara do Céu, no Rio de Janeiro (RJ); o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), e o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG).10959420_794297940646991_8633044847908594022_n

Anúncios