O Museu Casa da Hera recebeu, no dia 21 de agosto, a Visita técnica da inglesa Alexandra Kim, especialista em indumentária histórica e integrante do Comitê de Indumentária do Conselho Internacional de Museus – ICOM. Alexandra veio conhecer a coleção de roupas deixadas por Eufrásia Teixeira Leite em seu testamento, que, desde 1968, fazem parte do acervo do Museu Casa da Hera. O interesse na coleção partiu da apresentação da Diretora do Museu Casa da Hera, Daniele Alves, na “23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus – ICOM”, em que falou sobre o acervo de indumentária, composto por importantes peças da Alta Costura européia, dentre os quais podemos destacar grandes nomes como Charles Worth e a Maison Rouff.

Alexandra conheceu um pouco da história da família Teixeira Leite pelo circuito de visitação da casa e em seguida fez uma visita na reserva técnica da instituição. Todo o percurso foi acompanhado pelo receptivo Sr. Ramon Telles, que fez a tradução da visita, e pelas museólogas Aline Bougleux e Mariana Souza que, cuidadosamente, separaram alguns modelos de roupas e acessórios para sua apreciação.

Momentos como estes, além de proporcionar grande troca de conhecimento entre as partes, destaca também a grande importância das peças de indumentária que compõe o acervo do Museu. Além disso, a oportunidade de contato com especialistas nas diversas tipologias de acervo presentes no Museu Casa da Hera incentiva a pesquisa e divulga sua coleção.

A entrada no museu é gratuita, a Casa está aberta de terça a sexta de 10 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas. A Chácara também abre às segundas-feiras.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2471-2930 / 2471-2961, ou pelo email casadahera@museus.gov.br.

Alexandra Kim na visita mediada pela Casa da Hera, acompanhada pelo receptivo Ramón Telles e as museólogas Aline Bougleux e Mariana Souza.

Alexandra Kim na visita mediada pela Casa da Hera, acompanhada pelo receptivo Ramón Telles e as museólogas Aline Bougleux e Mariana Souza.

A especialista inglesa conhece o acervo de indumentária do Museu.

A especialista inglesa conhece o acervo de indumentária do Museu.

Anúncios