A coleção de louças do Museu Casa da Hera (Ibram/MinC) ganhou novas peças. Desde o dia 30 de abril, é possível ver no circuito expositivo dois pratos que pertenceram ao Barão de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite.

A doação foi feita pelo Sr. Oscar Séllos, dono de um antiquário situado no Rio de Janeiro no dia 10 de abril e é de grande significância para a Instituição. Essa doação é composta por um prato fundo e um prato raso com o monograma do Barão de Vassouras na parte superior e com bordadura na cor rosa pompadour, um tom que era sinônimo de elegância na época. O Barão de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite, era irmão do Dr. Joaquim José Teixeira Leite, o que atribui um grande valor dessas peças com relação à coleção já existente na Casa.

A Casa da Hera, construída na primeira metade do século XIX, pertenceu ao Dr. Joaquim José Teixera Leite e sua família. O Museu possui em seu acervo um aparelho de jantar com cerca de 400 peças, filetadas a ouro, com o monograma JJTL (Joaquim José Teixeira Leite) que, originalmente, tinha cerca de 1000 peças. Algumas delas estão em exposição na Sala de Jantar, onde se pode observar, ainda, taças de cristal e talheres de prata que pertenceram ao Barão do Campo Belo, Laureano Correa e Castro, e que foram adquiridas pelo Museu por leilão. Encontram-se também na Instituição as louças doadas pela Sra. Iacy Corrêa e Castro, que pertenceram à Cristóvão de Andrade e possuem seu monograma, “C de A”.

Essa doação foi viabilizada pelo Sr. Paulo Roberto, dono da Fazenda Florença, que fez o contato entre a diretora do Museu, Daniele de Sá, e o Colecionador Oscar Séllos, que tinha grande interesse de ver essas peças expostas na Instituição.

Segundo a museóloga Aline Bougleux “a política de aquisição do Museu é feita de acordo com a relação entre o acervo doado à família Teixeira Leite, a Casa e a época. Todos os bens que se enquadrem nesses parâmetros serão muito bem vindos”.

Imagem

Sr. Oscar Séllos, doador dos pratos.

 

Pratos do Barão de Vassouras doados ao Museu Casa da Hera

Pratos do Barão de Vassouras doados ao Museu Casa da Hera

 

 

Anúncios